Todo mundo já sabe que os gatos são lambedores de plantão. Eles se lambem frequentemente, a fim de realizar a higiene. Esse hábito para o qual muita gente torce o nariz também não conquista os cães. Quando um cachorro começa a se lamber insistentemente é sinal de que alguma parte do seu corpo não está bem.
“Durante muito tempo, a grande maioria dos veterinários associava a lambida insistente de um cão a alterações de comportamento, principalmente estresse. Mas hoje se sabe que uma grande gama de problemas dermatológicos levam o cão a se lamber”, explica o veterinário Mauricio Davidovich.
Lamber as patas, como se o animal estivesse “roendo as unhas”, pode significar um processo alérgico, presença de ectoparasitas (pulgas, carrapatos) ou presença de micoses. “Alguns cães também lambem partes do corpo sinalizando que estão sentindo dor naquele local, que pode ser causada por corpos estranhos, como farpas e cacos de vidro, por traumas, picadas de insetos e até mesmo presença de abscessos ou processos inflamatórios”, acrescenta.
Se o animal estiver apresentando um comportamento compulsivo de lamber determinado local do corpo, ele deve ser levado a um veterinário especializado em dermatologia para que este profissional faça um exame clínico completo, investigue a causa deste comportamento e, assim, determine a melhor alternativa de tratamento.