Um condomínio com duas fileiras de casas, separadas por uma ruazinha vermelha, é uma espécie de microcosmos da zona norte. Pelo menos quando o assunto é pet.
Ali, junto com as 16 famílias vivem dez cachorros, sete gatos e uma calopsita.
A “soberania” canina faz sentido. Afinal, os cães são os bichos favoritos dos moradores da zona norte de São Paulo, segundo o Datafolha.
De acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados têm animais dentro de casa. Deste total, 44% são cães.
Há mais bicho na região: 14% dos moradores têm gato; 10%, aves e 3%, peixes.
Mas é no Tucuruvi, distrito do condomínio da ruazinha vermelha que abre esta reportagem, onde prevalece a preferência canina da zona norte: dos entrevistados, 62% afirmaram ter animal de estimação; destes, 53% são donos de cães.
“Sem exageros, minhas cachorrinhas fazem parte da nossa família”, empolga-se a consultora empresarial Daniela de Souza, 40.
Há dois meses, a “família” de Daniela aumentou com a chegada de Nani.
Ela explica que o marido foi levar a “dona” da casa, a cadela Kika, de três anos e meio, para tomar banho no pet shop quando cruzou com Nani no caminho.
A cadelinha tinha sido abandonada numa casinha de papel, junto com quatro “irmãozinhos”. O marido de Daniela, o cameraman Marcos, não titubeou.
“Na verdade, foi a Nani que nos escolheu”, diz, emocionada, a filha de Daniela, a estudante Beatriz, 15.
No momento, a única descontente com a nova hóspede é Kika, que perdeu o título de rainha da casa. “Ela ainda não quer graça com a pequena”, conta Daniela.
“É uma questão de tempo. Acho bom ela ir se acostumando, porque se aparecer outra criaturinha dessas no meu caminho, trago mais uma para casa”, brinca.