Quatro em cada dez lares portugueses têm um animal de estimação.
Os cães encabeçam a lista dos animais de estimação que os portugueses mais acolhem, seguindo-se os gatos e só depois os pássaros. A conclusão é de um estudo realizado pela empresa de estudos de mercados GfK, em dezembro passado.
Relativamente aos cães e gatos verificou-se um detalhe pertinente; os rafeiros (vira-latas) existem em maior número na casa dos portugueses. Os cães de raça com maior penetração são os Caniche, seguidos dos Boxer, Pastor Alemão e Labrador. Pincher e os Podengo Português surgem em último lugar. Cerca de cinquenta e dois por cento dos donos de cães inquiridos revela ter animais sem raça, e nos lares com gatos, a percentagem sobe para os setenta e quatro por cento. No entanto, se falarmos destes, a raça mais presente nos nossos lares é o Siamês, com vinte por cento dos lares.
‘2 PET´s’ é o nome do estudo a que a GfK, lança agora no mercado, revelando informações úteis sobre a alimentação, os cuidados e a relação dos próprios portugueses com os seus animais de estimação.
Trata-se de um mercado em crescimento e com diversas especificidades, com os consumidores cada vez mais sensibilizados e atentos às necessidades do seu animal de companhia.
Mais informações em www.gfk.pt.