Um cachorro da raça mastiff tibetano se tornou o cão mais caro do mundo após ser comprado na China por 10 milhões de yuans (2.5 milhões de reais). O nome do comprador de “Hong Dong”, que se traduz aproximadamente para Grande Estardalhaço, de 11 meses, não foi revelado. Sabe-se apenas é um multi-milionário do Norte da China que atua na área de carvão.
De acordo com o criador Lu Liang, Hong Dong é considerado um espécime perfeito da raça e o preço extravagante para o cão é “totalmente justificado”.
“Quando comecei neste negócio, há dez anos, nunca pensei que alcançaria este preço”, disse Lu ao jornal britânico The Telegraph.
Mastiff tibetanos são cães de guarda enormes. Hong Dong mede 0,90 cm de altura e pesa 80 kg. A raça foi muito usada como cão de guarda de acampamentos nômades e mosteiros ao longo da história da região do Tibete e acredita-se que seja uma das raças mais antigas do mundo. Lendas contam que Buda e Gengis Khan tinham cães da raça. Atualmente, por causa desta tradição, possuir um mastiff tibetano é sinal de status na China.