Em um manifesto onde se alega que gatos são os responsáveis pela extinção de nove espécies de aves e ameaçam outros 33 tipos de pássaros devido aos instintos naturais, um ambientalista sugere que os felinos sejam banidos da Nova Zelândia. A iniciativa gerou revolta em defensores dos animais.
A ideia surgiu no blog do economista Gareth Morgan. Ele se descreve como homem de negócios, filantropo e apreciador de motocicletas. É dele a ideia do manifesto Cats to go (Expulsem os gatos). No documento, ele pede que as famílias façam do gato atual o último em suas casas. A Nova Zelândia tem 1,4 milhão de gatos, com a maior média de felinos per capita do mundo.
No site criado para divulgar a campanha, ele diz que os gatos comem os pássaros em velocidade maior do que a necessária para que as aves consigam se reproduzir e continuar existindo. Com esta campanha, Gareth já ganhou a inimizade dos amantes de gatos.
O professor de Zoologia na Universidade de Otago, Y. VanHeezik, defende que, com uma eficaz campanha de esterilização “a caça seria reduzida a 50%”.
Com informações do Yahoo