Depois de sofrer um ataque epiléptico grave, o estudante Nathan Cooper passou a dever a vida a sua gata de estimação Lilly. Ela consegue prever e salvar o dono das crises.
O bicho detecta as mudanças no organismo do seu proprietário, até uma semana antes de um ataque, e alerta os pais do estudante universitário sobre o ápice doença.
A família vive na cidade de Bournemouth, no Reino Unido, e está com a gata faz um ano. De acordo com uma entrevista da mãe do rapaz ao jornal Daily Mail, Tracey Cooper, a gata tem uma forma especial de avisar os donos.
– Lilly é uma muito tranquila, mas quando Nathan tem uma crise, ela começa a subir e descer as escadas miando diferente.
A mãe do jovem conta que, além de prever as crises, o animal já salvou a vida de seu filho pelo menos uma vez.
– Nathan parou de respirar , e Lilly estava realmente preocupada. Então, ela começou a lamber sua boca e assim impulsionou a respiração. Agora, ela sai mais do lado dele.
A equipe médica do local afirmou que não é inédito o fato de um animal de estimação conseguir perceber ataques epilépticos iminentes.
Especialistas alegaram que o agudo sentido do olfato de cães e gatos pode ajudar a detectar mudanças químicas pouco perceptíveis dentro do corpo humano antes de um ataque.
O dom de Lilly já rendeu o prêmio “Meu animal de estimação superstar”, de uma marca de produtos caninos.