Sempre fui fã do Garfield e não sei como o Jon irá sobreviver sem o felino, mas vai valer a experiência…
Obra do irlandês Dan Walsh, a ser lançada nos EUA em Outubro, destaca a vida de Jon Arbuckle, dono do gato mais famoso do mundo.
Por incrível que pareça, vai ser editado, em Outubro próximo, nos Estados Unidos, um álbum de tiras de Garfield… sem Garfield. O livro recolhe algumas dezenas das tiras originais de Davis, das quais Garfield foi, simplesmente, apagado.
A ideia – no mínimo, original – pertence ao (também cartoonista) irlandês Dan Walsh, de 33 anos, que, em Fevereiro deste ano, criou um site (http://garfieldminusgarfield.net) dedicado “a remover Garfield das tiras de Garfield com o propósito de revelar a angústia existencial de um certo mr. Jon Arbuckle” (o dono de Garfield).
E prossegue: “É uma viagem profunda ao interior da mente de um jovem isolado do Mundo, enquanto luta uma batalha perdida contra a solidão e a depressão num tranquilo subúrbio norte-americano”.
Sem Garfield, o sobrinho Nermal ou o cão Odie, as tiras “ganham uma nova atmosfera, aumentando ainda mais a solidão de Jon Arbuckle… As suas observações soam algures entre a crise existencial e o mais profundo desespero”, escreveu, a propósito, o jornal “The New York Times”.
A ideia agradou aos fãs do gato, que multiplicaram as visitas ao site de Walsh, acabando por chegar ao conhecimento de Jim Davis, que, surpreendentemente, também se tornou admirador das tiras sem o seu gato, afirmando mesmo: “Foi uma boa inspiração; quero agradecer ao Dan por me ter permitido ver outro lado do Garfield. Algumas das tiras que ele escolheu ficaram muito divertidas. Quando as leio, penso: ‘Oh, eu devia tê-lo deixado de fora’. Teriam muito mais piada”.
Por isso, com o seu apoio, “Garfield minus Garfield” vai ser lançado pela Ballantine Books, uma divisão da Random House Publishing Group, que já publica as recolhas das tiras originais de Davis desde 1980, sendo já um dos livros mais aguardados do último trimestre nos Estados Unidos. A obra, com 128 páginas a cores, ficará disponível a 28 de Outubro e incluirá, lado a lado, as tiras originais com Garfield e a versão “apagada” para “que os leitores as possam comparar”.
O livro sairá em simultâneo com “Garfield 30th anniversary book”, no qual Davis revê as primeiras três décadas deste gato trintão, que se estreou nos jornais a 15 de Junho de 1978.
Gordo, preguiçoso, cínico e sarcástico, Garfield – adaptado a desenho animado e, mais recentemente, ao cinema, combinando animação computorizada e imagem real – ocupa o tempo em que não dorme a ver televisão, a devorar lasanha, a maltratar Odie, a esmagar aranhas ou a exasperar Jon, para deleite dos leitores de todo o Mundo que acompanham as suas deambulações diariamente em mais de 2500 periódicos e compram as muitas centenas de produtos licenciados, que fazem deste gato um dos maiores êxitos de merchandising da história da banda desenhada.