A comunicação humana é complexa. Mesmo quando não temos nada a dizer em uma conversa, puxamos assunto para evitar silêncios constrangedores e parecermos educados.
Os animais também podem se comunicar, mesmo que de maneiras bem diferentes da nossa. Mas se engana quem pensa que eles só precisam da comunicação para dizer “fique longe daqui ou eu te mato” ou “vamos fazer filhotes”?
Alguns animais também têm regras sociais tão loucas como as nossas na hora da conversa. Os saguis que o digam. Os cientistas não tem ideia do que eles dizem um para o outro quando estão conversando em grupo, mas notaram que eles procuram “falar” de um jeito gentil e educado – mais do que alguns seres humanos.
Eles esperam alguns segundos depois de um sagui terminar de falar antes de dizer alguma coisa, evitando interrupções. Pesquisadores observaram conversas com duração de 30 minutos e até uma hora, quando algum sagui se cansa e arranja uma desculpa para sair.
Os chimpanzés e outros macacos não são tão educados como os saguis. Pesquisadores notaram que eles têm a tendência de falarem todos juntos, um por cima do outro. Um estudo sobre comportamento dos chimpanzés, feito na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, mostrou outra mania engraçada desses animais. O grupo de pesquisa observou duas variações na risada dos chimpanzés – o riso comum e natural, e um som forçado e menos intenso. O equivalente ao “hehe” que você solta quando seu tio conta uma história sem graça pela décima vez.
Os cientistas acreditam que os chimpanzés forçam a risada quando não estão participando ativamente de uma atividade em que seus companheiros estão se divertindo, e fingem que estão achando graça como uma maneira de dizer “vejam, eu também estou me divertindo!”. Em outras palavras, eles são educados e fingem rir para que nenhum companheiro temperamental se sinta mal.