Emagrecedor que auxilia na diminuição dos níveis de estresse; alimento livre de grãos, glúten, corantes e conservantes; e tinturas temporárias para mudar o visual. As novidades não são para humanos, mas para o mundo animal.
No atual mercado de produtos pet, os cães são os que mais têm opções de produtos para melhorar a qualidade de vida ou investir na vaidade. Na 9ª edição da Riovet – feira de negócios voltada para veterinários, proprietários de pet shops e representantes – profissionais da área conferiram as mais recentes criações para melhorar ou apenas animar a vida dos bichos de estimação.
O produto que favorece a queima de gordura dos animais é feito com base em componentes naturais. Segundo a Janaína Costa, coordenadora de vendas, a demanda de cães obesos é grande. Mas já teve gente querendo ingerir o emagrecedor junto com o cão. “Sempre tem, né? Mas o produto não é indicado para humano”, alertou.
Já a ração orgânica é feita com matérias-primas do padrão de consumo humano, como carne e vegetais frescos, e, por isso, tem a textura de um patê. O diretor de marketing da empresa garante que as vantagens são muitas: “Diminui o volume e o odor das fezes, o pêlo fica mais brilhoso, fortalece o sistema imunológico e evita alergias”, disse.
Tatuagens e roupas ecologicamente corretas
Os cães agora também podem usar roupas e dormir em camas ecologicamente corretas, feitas de garrafas PET.
“Quem gosta de animal, gosta da natureza. Então é uma maneira que a gente achou de tentar unir o últil ao agradável foi assim, a gente quer um dia estar usando tudo o mais ecológico possível”, afirmou Angélica Dias, empresária, fazendo um alerta para a consciência ambiental.
E para quem quer apenas mudar o visual do bicho de estimação para algum evento especial, o esteticista de animais Valdecir da Silva dá a dica das tinturas temporárias, que são atóxicas e de uso veterinário. Em cães de pêlos longos, são feitas mechas coloridas, já nos de pêlo curto, podem ser feitas tatuagens.
“O ideal é sempre procurar um profissional para fazer esse tipo de trabalho. A empresa diz que sai em até três banhos, mas já no primeiro banho sai 90% dessa tintura”.
Mercado movimenta R$ 16 bilhões no Brasil
Segundo a assessoria de imprensa do evento, estudos realizados pela Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação) indicam que, no Brasil, o faturamento de produtos direcionados aos bichos de estimação é de R$ 16 bilhões.