Pelos sujos, patinhas cheias de terra e unhas grandes. Quando o seu pet precisa de um banho é hora também de surgirem algumas dúvidas. O professor de veterinária da clínica de pequenos animais da Unesp de Botucatu, Luiz Henrique Araújo Machado, dá dicas de como deixar seu bichinho limpinho e cheiroso.
Para quem gosta de arregaçar as mangas ou para os que preferem levar o animal em um pet shop a primeira dica é a mesma: no máximo um banho a cada 15 dias.
Os que preferem economizar e interagir mais com o bichinho precisam ficar atentos aos cuidados com o banho em casa. De acordo com Machado, o primeiro passo é tampar os ouvidos do animal com algodão parafinado, nunca com o convencional porque este pode ficar encharcado. Em seguida, conferir a temperatura da água que deve estar próxima a do ambiente. O terceiro passo se refere aos produtos usados no banho.
O professor aconselha o uso de produtos específicos para a pele do animal e lembra que usar sabonetes para humanos ou de limpeza podem causar maleficios à pele do pet. Machado lembra que na hora de secar os pelos é preferível usar o ar frio. Por fim, se for preciso cortar as unhas, é necessário usar alicate adequado e tomar cuidado com o tamanho do corte.
Para quem costuma levar o animal em um pet shop, o professor lembra que é preciso escolher o estabelecimento com atenção. Segundo ele, é preferível optar por locais conhecidos ou indicados por amigos, observar os profissionais e o tratamento com os animais.
O professor afirma que há tendência em excessos de banho e utilização de produtos de beleza entre os donos e lembra que esses costumes podem ser prejudiciais à pele e pelo do animal.