Americana – A partir do início da próxima semana o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana realizará um mutirão para microchipar todos os animais de grande porte do município. De acordo com um comunicado enviado pelo órgão, a expectativa é identificar cerca de 300 bovinos e eqüinos em duas semanas de trabalho.
Uma equipe composta por funcionários do CCZ e da ONG (Organização Não Governamental) Cruz Verde do Brasil, parceria na ação, vai percorrer as propriedades que possuem esse tipo de animal para fazer o trabalho. “Nossa idéia é microchipar todos. É um serviço gratuito que visa incentivar a posse responsável e diminuir o abandono dos animais, principalmente em rodovias, o que acaba causando muito acidentes”, afirma o coordenador do CCZ, Fernando Vicente Ferreira.
Em Americana a identificação eletrônica de cães, gatos e eqüinos é obrigatória, conforme Lei Municipal número 4.547/2007. A multa para o proprietário que não o fizer é de R$ 836,77. A ação é destinada somente a moradores locais de baixa renda, os demais proprietários (que não se encaixam nos requisitos de isenção) devem microchipar seus animais nas clínicas veterinárias conveniadas. No ano passado, 5.447 cães gatos e eqüinos passaram pelo cadastro em Americana.