Já falamos aqui do perigo do calor intenso para os animais de estimação. Mas é importante abordar outro problema causado pelo verão: as infestações de pestes como pulgas e carrapatos.
As altas temperaturas propiciam a proliferação das pulgas, pois os ovos eclodem com o calor. Já os carrapatos têm o ciclo de vida alterado, e precisam de mais alimentos – no caso, o seu pet!
Não só esses problemas incomodam o animal e podem atacar também os humanos (eca!), mas as pestes ainda apresentam o risco de levar aos pets alergias e doenças sérias, como a dirofilariose, parasita do coração, e a leishmaniose.
Outro mal trazido pelo calor, e que atinge sobretudo animais que viajam para sítios e fazendas, é a picada das moscas. Elas depositam ovos, que podem virar bernes ou bicheira no pet.
“Existem produtos especializados para a prevenção de pulgas se carrapatos. Recomendo ou uma pipeta que você passa na nuca do animal, ou um spray que você borrifa no corpo inteiro para afastar as pragas”, conta Fernanda Inarra, da Clínica Veterinária Salvador Felis. “Para as moscas, temos repelentes de citronela. Passando mensalmente em todos os animais da casa você consegue um controle bacana”, afirma Fernanda.
No caso dos cães já infectados, é preciso levá-los ao veterinário imediatamente, onde será feita a remoção das pragas, e o médico pedirá exames para ver se o animal possui alguma doença.