Goiás – Em entrevista ao Goiás Agora a coordenadora da Área Técnica de Zoonoses da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Suvisa, Veruska Castilho, afirma que não há motivo para alarme e que a população deve apenas estar atenta quanto à responsabilidade de posse de seus animais, mantendo as vacinações em dia pelo risco, inclusive de letalidade, que a doença oferece. E em eventual caso de ataque por cães ou gatos suspeitos, ela orienta a procurar imediatamente o serviço de saúde.
Veruska esclarece que o Estado é responsável por agilizar a comunicação entre a esfera federal – Ministério da Saúde – e os municípios e que mantém com estes uma responsabilidade compartilhada, organizando logísticas de campanhas de vacinação anti-rábica realizadas anualmente. Desde a semana passada até hoje já chegaram em Goiânia de 540 doses de reforço da vacina anti-rábica, solicitadas pela Secretaria Estadual junto ao Ministério.
Geraldo Rosa, diretor de Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do Municípioinforma que a Vigilância Municipal está atenta e pretende ampliar o raio de vacinação na região onde o animal infectado foi encontrado. Segundo ele a Vigilância Municipal realiza vacinação caso a caso, faz o acompanhamento específico de pacientes suspeitos e pretende instalar gaiolas-sentinelas na região do Parque Areião, em Goiânia, onde o animal foi encontrado na semana passada.
Mais informações: (62) 3201-3816