Chega um gatinho perto de você e começa a ronronar, você consegue negar um carinho? É quase um botão “me dê carinho já” que realmente funciona.
Mas o que causa esse fenômeno quase paranormal? Pra começar o ronronar é um processo natural do corpo dos felinos para expressar seus sentimentos, tipo a necessidade incrível de receber um carinho.
O ronronar está diretamente ligado ao osso que os felinos têm na garganta conhecido como hióide, nós humanos (enquanto pessoas…) temos um osso semelhante a este na parte anterior do pescoço.
Nem sempre um ronronado significa que o bichano está bem, quando ele está com raiva, com dor ou com fome isso também pode ocorrer, mas com uma observação mais cuidadosa somos capazes de perceber o que eles estão querendo dizer.
Minha sogra tinha uma gatinha siamesa, pouquíssimo social, principalmente com crianças, porém quando chegamos perto do seu pote de comida ela começa a sentir um amor por nós que comoveria até o diretor de Marley & Eu, e ronrona pra lá e pra cá, com um carinho angelical, depois que você coloca a comida no pratinho dela você simplesmente deixa de existir no universo, até daqui a 5 minutos quando ela sentir vontade de comer de novo, qualquer semelhança com o Garfield é mera coincidência!
Já quando ela vê uma criança ela também ronrona, só que dessa vez é algo diabólico, quem está perto se assusta, um ronronado do tipo “vou arrancar o seu fígado, fritar e comer com pão de centeio”.
Brincadeiras e exageros a parte, o ronronado é a expressão sonora de que um felino está sentindo algo, e esse algo é forte.
Tenho um casal de gatinhos, segundo eu mesmo os mais fofos do universo, a Nana, minha eterna filhotinha, quando me vê só falta desmontar de tanto ronronar, parece um motorzinho, e não para, posso fazer carinho até ela dormir, ela dorme ronronando, quem resiste?
Normalmente conseguimos entender qual o sentido do ronronado, sorte dos bichanos, que usam e abusam desse recurso pra conseguir o que quiserem, não duvide!