É muito comum ouvirmos solicitações de proprietários de gatos sobre sorologias de toxoplasmose em seus GATOS, principalmente quando a mulher está grávida ou pretende engravidar.
O gato acaba sendo o grande vilão da história em relação à toxoplasmose e a razão disso é que ele é o único animal que termina o ciclo do protozoário e assim acaba invariavelmente sendo o culpado quando alguém da casa descobre estar com toxoplasmose.
Apesar de o gato estar envolvido diretamente no ciclo da toxoplasmose a maior fonte de contaminação do homem acaba sendo por ingestão de frutas e verduras mal lavadas ou consumo e manuseio de carnes cruas, contaminadas com o oocisto da toxoplasmose.
Até hoje TODOS os gatos domésticos, domiciliados que foram testados para toxoplasmose no Pet Care tiveram suas SOROLOGIAS NEGATIVAS, ou seja, não estão envolvidos nos casos de contaminação de seus donos.
Muitos médicos por desconhecimento do ciclo da toxoplasmose recomendam que as mulheres grávidas ou que pretendam engravidar, desfaçam de seus gatos domésticos para evitar possíveis contaminações. ISSO TUDO É REFLEXO DA NOSSA IGNORÂNCIA EM RELAÇÃO À DOENÇA E SEU CICLO, promovendo um verdadeiro retorno a Idade Média, de caça as bruxas, ou melhor, de “caça aos gatos”.
Segue abaixo um breve resumo sobre a Toxoplasmose, uma grave doença que pode causar sérios danos ao feto de mulheres que desenvolvem a doença durante a gestação.
A Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii, que vive em tecidos (músculos) animais da qual o gato é o hospedeiro definitivo, eliminando os oocitos nas fezes. O Toxoplasma é amplamente encontrado na natureza e pode infectar aves, roedores e grande variedade de mamíferos, incluindo o homem. Em todas essas espécies o oocisto ingerido migra para os tecidos. Somente no gato ele vai para o intestino onde se reproduz e elimina os oocistos nas fezes. Os gatos contraem a toxoplasmose comendo carne crua infectada com cistos teciduais ou ingerindo “oocistos esporulados” em fezes, água ou outro alimento contaminado.
Gatos infectados podem ou não “mostrarem-se doentes”. Eles normalmente desenvolvem imunidade à toxoplasmose após infecção inicial e raramente voltam a eliminar oocistos nas fezes. Outros animais e pessoas tornam-se infectadas ingerindo os oocistos esporulados presentes em verduras e frutas mal lavadas ou carne crua ou mal cozidas contendo cistos teciduais.
Obs.: cães não transmitem toxoplasmose.
IMPORTÂNCIA NA SAÚDE PÚBLICA
A mulher que planeja ter filhos deve fazer um exame sorológico para anticorpos de toxoplasmose antes de engravidar. Se ela tiver sorologia positiva então ela e seu feto não se tornarão infectados. Se a sorologia der negativa e a mulher infectar-se durante a gestação, ela então poderá transmitir o organismo para o seu bebe, causando serias deformidades ao feto.
CUIDADOS E MANEJO DO GATO NO CASO DE PROPRIETÁRIA GESTANTE
– Fazer sorologia para toxoplasmose no seu gato. No caso de positivo o seu gato pode ser tratado.
– Fazer exame de fezes periódico no seu gato. A gestante não deve manusear as fezes do gato suspeito.
– A gestante não deve limpar a caixa de areia, que deve ser trocada diariamente (antes que os oocistos esporulem).
– Cuidado com caixas de areia em playgrounds, e no manejo de jardinagem.
– Não permitir que seu gato se alimente de ratos, aves ou carne crua.
– Cuidado com gatos de rua ou de origem desconhecida dentro de casa.
– Lavar as mãos após contato com seu gato ou seus utensílios, ou mesmo após manuseio de carne crua nas atividades domésticas.
Obs.: a transmissão por mordida, lambedura ou arranhões ainda não foi verificada.
A gestação não impede que você tenha um gato, mas o bom senso deve prevalecer. Comer carne crua ou mal cozida é comprovadamente a maior e mais importante forma de infecção em humanos do que o próprio contato direto com gatos. Carnes cozidas a 58ºc por dez minutos ou mais é o suficiente para eliminar o cisto de toxoplasmose.
O Hospital Veterinário Pet Care recomenda fazer a sorologia de toxoplasmose para todos os gatos que irão conviver com a gente dividindo muitas vezes os nossos sofás e camas. Além disso recomendamos que os gatos comam somente ração e nunca alimente-os com carne crua ou permita a caça de aves e roedores.
Para saber mais sobre o exame, entre em contato conosco pelo telefone 3743 2142 ou pelo nosso email: petcare@petcare.com.br.