Quem tem um animalzinho de estimação em casa sabe o quanto de cuidado ele merece. Às vezes, toda essa atenção pode exagerar a dose e o dono sempre acaba descuidando de alguns aspectos importantes, como a alimentação.
O pet até pode comer a mesma coisa que nós, mas, dependendo do alimento, ele pode conter muito conservante ou açúcar, que pode causar problemas intestinais no animalzinho. Muita gente pensa que alimentos industrializados, como salsicha, presunto e linguiça, podem prejudicar a saúde do animal.
O problema não é o tipo de alimento, mas a quantidade ingerida. O organismo do cão ou gato está preparado para processar carnes das mais variadas possíveis. No entanto, hoje em dia as rações já vêm balanceadas e o ideal é nutri-lo com este alimento específico.
“Que cachorro não gosta de uma carninha, seja ela de que tipo for? No entanto, é importante lembrar que a ração já é uma alimentação indicada e que outros tipos de alimentos devem ser oferecidos de maneira bastante controlada pelo proprietário”, reforça a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.
Caso o dono do animal opte por alimentá-lo com ração, não há problema se quiser agradar o pet dando um pedacinho de salsicha ou mesmo outro tipo de embutido. É importante apenas atentar-se para que essa quantidade não ultrapasse os 10% da porção diária da ração.