Algumas crianças, e até mesmo adultos, preferem ter como bichos de estimação os pequenos e temidos roedores.
Apesar de soar um pouco estranho, esses bichinhos podem trazer a alegria para dentro de casa.
Entre os preferidos dessa turminha estão os hamster, o camundongo e o porquinho da índia, todos com cara daqueles bichinhos nojentos, mas que no fundo são graciosos e nada assustadores.
A criação em cativeiro desses pequenos é permitida pela lei brasileira.
Em geral, esses animais são muito dóceis, mas quando mexem com eles de maneira brusca ou quando estão dormindo, é preciso tomar cuidado. É mordida na certa! Por esse motivo, os adultos precisam sempre supervisionar quando as crianças estão brincando com seu bichinho de estimação. Eles são animais solitários e por esse motivo não pode ficar pegando toda hora.
É preciso ter alguns cuidados simples para a criação do roedor de sua escolha, até para evitar doenças e acidentes. Evitar colocar o roedor muito próximo do rosto, lavar sempre as mãos após seu manuseio e mater o cativeiro do animal limpo são recomendações que devem ser seguidas. Esses bichinhos fazem muita sujeira, que tem forte odor e deve ser limpa todos os dias.
Além disso, o animal precisa ficar em uma gaiola grande, equipada com uma pequena casa para servir de abrigo, comedouro, bebedouro e até uma roda de acrílico para que ele possa se exercitar. A gaiola deve ficar em local protegido de umidade, sol e correntes de ar.
Já a alimentação deve ser a base de ração que já vem balanceada, e pode ser complementada com frutas e legumes, como cenoura.
O que impede os roedores de serem os preferidos dos pais são as doenças. Eles podem sim transmitir doenças como leptospirose, raiva, hantavirose, salmonelose, etc.
Para evitá-las, é preciso comprá-los somente nas lojas especializadas, assegurando-lhe que todos os cuidados de higiene foram tomados antes de ele se mudar para a sua casa, além de leva-lo ao veterinário.
É aconselhável evitar o contato dos roedores com crianças menores de 5 anos, por serem vulneráveis, pelo hábito de colocarem as mãos nas bocas e pelo fato do seu sistema imunológico estar em desenvolvimento.
Para aqueles que pretendem ter mais de um roedor no mesmo lugar, é preciso tomar alguns cuidados. Nunca, jamais deve criar dois machos em uma mesma gaiola. Eles ficam extremante agressivos podendo até machucar um ao outro. Caso esta seja a escolha, é preferível comprar duas fêmeas.