A Takara Tomy, tradicional fabricante japonesa de brinquedos, acaba de anunciar um aparelhinho que é capaz de interpretar os latidos de seu amado cãozinho e “traduzí-los” para frases equivalentes em japonês.
Batizado de BowLingual Voice, o aparelho é composto por duas partes: um colar com microfone, preso à coleira do animal, e uma unidade de mão que parece um PDA. O microfone capta e analisa os latidos e transfere os resultados para a unidade de mão através de uma conexão sem fios a 2.4 GHz. Por sua vez, ela compara as informações com um banco de “frases” pré-determinadas e mostra o resultado mais provável na tela. Assim, fica fácil saber que os ganidos agudos e insistentes no meio da noite significam “não me deixe sozinho”.
A principal diferença do BowLingual Voice em relação aos modelos anteriores, no mercado desde 2002, é a capacidade de falar em voz alta o que o animal diz, usando um sistema de síntese de voz. Além disso o banco de frases foi expandido e a suposta precisão na interpretação dos latidos aumentou.
O BowLingual Voice chega ao mercado japonês em agosto, com preço sugerido de cerca de R$ 400. Versões anteriores do aparelho, sem a síntese de voz e em inglês, podem ser encontradas nos EUA por cerca de US$ 30. Para quem não gosta de cães a Takara Tomy também tem uma versão felina, o MeowLingual, capaz de traduzir os miados do bichano com a mesma precisão prometida.