Animais de estimação podem melhorar a saúde

Você já ouviu falar na terapia com animais? Ela teve início na década de 60 e apresenta êxito devido ao amor incondicional do animal.

Sendo assim, há um elo forte entre o paciente e o animal, o que resulta em uma expressiva recuperação da autoestima.

A Terapia com o Auxílio de Animais (Pet Facilitated Therapy – PFT) vem sendo utilizada em algumas casas de repouso. Acredita-se que há mudanças positivas no comportamento dos idosos quando eles passam a ter uma proximidade maior com os animais, demonstrando um aumento da sociabilidade por meio da redução das inibições, o que leva à interação com outras pessoas.

“Os animais são capazes de proporcionar a alegria e a socialização das pessoas. Com a presença de um animal, as crianças aprendem a desenvolver um ambiente de integração com o meio, e os adultos são capazes de um maior contato social”, explica a veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

gatinho

Cães de índole feroz, como rottweiler, fila, pitbul, devem ser criados desde filhotes com a criança para que se tornem amigos e, até mesmo, podem vir a ser um protetor da mesma se tiverem um convívio desde cedo. Já os cães pequenos e mais frágeis não são os mais indicados neste caso, pois podem sofrer traumatismos por brincadeiras “violentas” de algumas crianças. No entanto, é importante ressaltar que, teoricamente, qualquer cão pode conviver pacificamente com crianças desde que os dois se tornem amigos e façam bem um para o outro.

No caso dos felinos, a raça persa seria a mais apropriada por ser quase um “bichinho de pelúcia” de tão mansa. Mas isso não quer dizer que os outros felinos podem não fazer bem às crianças; nesta hora, é importante que os pais saibam escolher os filhotes, pedindo orientação e opinião de quem entende do assunto.

Os benefícios que podem ser oferecidos por meio do convívio com os animais são diversos, entre eles o amor incondicional que parte deles, que pode, até mesmo, evitar ataques cardíacos. Além disso, pessoas que passeiam com seus cães têm mais contato social do que as que passeiam sozinhas. Dessa forma, quem tem animais poderá adquirir melhor disposição física e psiquicamente se sentirem muito mais felizes, uma vez que não se sentem isoladas, podendo evitar a depressão e melhorar a atuação do sistema imunológico, facilitando a diminuição do uso de medicamentos.

Se você sofre com alguns desses problemas, que tal ir até um Pet Shop comprar um companheiro ou mesmo adotar um animalzinho?! Além de não ficar mais sozinho, você poderá melhorar a saúde da mente e do corpo.