Para você saber como como ensinar o cachorro a fazer necessidade no lugar certo, a primeira coisa a falar é que a velha tática de pegar o focinho e esfregar no lugar onde o animal defecou e repreendê-lo com palmadas não adianta. Essa medida, inclusive, atrapalha o aprendizado do cão, que vai ter medo do dono e defecar e urinar escondido.
Repreendê-lo depois que ele fez no local errado também não é eficaz, pois o cão não assimila a bronca com o ato e, por mais que ele faça aquela cara de culpado, não vai entender por que está tomando uma bronca.
O ideal é entender a rotina do cachorro e saber que hora ele faz suas necessidades – ao acordar, depois do almoço etc -, e levá-lo ao lugar desejado na hora certa. Depois de fazer no lugar certo, elogie o cão, faça carinho ou dê um prêmio, como um biscoito.
Se ele ainda não aprendeu, só adianta repreendê-lo na hora em que estiver defecando no lugar errado. Nesse caso, deve-se criar uma situação desagradável ao cão, como fazer ruído com uma lata jogada ao seu lado ou bater com um jornal no chão.
O cão nunca deve assimilar a situação desagradável ao dono. Se você não conseguiu surpreendê-lo na hora, limpe totalmente os dejetos (sem que ele veja) e, principalmente, não deixe nenhum rastro de odor.