- Os gatinhos nascem vulneráveis, são cegos, surdos e incapazes de andar. Mamam oito horas por dia, nas horas restantes dormem.
- Os felinos têm hábitos noturnos, possuindo grande acuidade visual com pouca luminosidade. Podem enxergar com seis vezes menos luminosidade que os humanos.
- Quando foram domesticados e passaram a ficar dentro das casas deixaram de exercitar com freqüência suas habilidades. Por isso é importante ter em casa brinquedos e acessórios que permitam esses exercícios. Procure ter um ambiente interno estimulante e interessante.
- Fazem de 15 a 16 refeições por dia, comem aproximadamente 8 gramas por vez.
- Bebem água moderadamente. É importante estimular o felino a beber água para que, no futuro, não tenha problemas urinários. Por isso distribua vasilhas de água pela casa. Alguns gatos, curiosamente, gostam até de beber diretamente da torneira.
- Quanto à limpeza, o gatinho já consegue realizá-la até mesmo após o 15º dia de vida. Utiliza-se da língua e das patas dianteiras para tanto.
- O local de repouso ele escolherá de acordo com a temperatura (sentida por ele de forma diferente da nossa). Em geral os gatos ficam em locais muito quentes, como motores de carro, por exemplo.
- Os gatos andam nas pontas dos dedos.
- Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior que a pupila do homem.