Estudo publicado pelo periódico “Journal of Veterinary Behaviour” aponta que gatos da raça esfinge são os mais afetuosos com humanos. Estes felinos lideram um ranking que analisou 14 raças.
Apesar de não serem considerados o mais bonitos, já que a raça esfinge não possui pelos ou bigodes, acredita-se que a natureza afetuosa deles tenha a ver com a forte dependência dos seres humanos, já que precisam de ajuda para se manterem aquecidos.
Foram analisados 129 gatos que vivem em Paris, na França. Na contramão do gato esfinge, o gato moggy-europeu-comum foi considerado o mais hostil. Outros gatos que também foram classificados como amigáveis são os da raça persa, os birmaneses e siameses.
Para obter o resultado da pesquisa, os especialistas entrevistaram proprietários de felinos, que responderam questões sobre o comportamento dos animais.
Eles quiseram saber, por exemplo, qual a reação do gato quando ele entra no quarto de seus donos (se procuram se esfregar neles ou parecem evitar qualquer contato). Além disso, foi verificada ainda a reação dos felinos perante veterinários e pessoas estranhas.