Em período de viagens de férias, a opção mais prática para ficar tranquilo em relação aos cães de estimação é recorrer aos hotéis especializados. Nestes locais, os animais recebem cuidados de veterinários, fazem passeios e participam de brincadeiras.
Um dos locais que oferece o serviço em Brasília cobra diária de R$ 35, preço médio entre os estabelecimentos do tipo, e fica no Park Way, região administrativa do Distrito Federal. Lá seis funcionários cuidam dos cachorros.
Um dos hóspedes, o dálmata Pingo vai cumprir estadia de três meses, enquanto a dona faz um intercâmbio na Austrália. Ele fica na ala dos cães de grande porte, em canis individuais do lado de fora da casa.
Leonardo Dumont vai deixar seu cão, o Caetano, em hotel enquanto viaja nessas férias. Segundo ele, o animal já está acostumado, pois fica hospedado lá cerca de seis vezes por ano.
— Ele adora, por causa das atividades. Aqui ele corre e brinca.
O hotel, que funciona há 12 anos, tem capacidade para hospedar 55 cachorros. Lá, os animais maiores ficam separados dos menores. Assim que chegam, os donos preenchem uma ficha com nome e telefone para contato e, também, com os dados do animal. Eles levam ração e alguns objetos do cachorro.
Para hospedar um cachorro, o dono do hotel exige que o animal esteja em dia com a vacinação e já tenha tomado remédio contra verme e carrapato.