Tendência de bons negócios. O mercado de pet shop é apontado por consultores como um dos setores em crescimento em 2011. E, cada vez mais, empresários investem para se destacar no setor.
Personalizar o atendimento. Com essa proposta o empresário e veterinário Marcelo de Mattos montou um pet shop. E ele conseguiu se destacar num mercado onde a competição é acirrada.
Os equipamentos modernos, como secadores e sopradores, reduziram o tempo de banho de um cãozinho, de uma hora para 40 minutos.
“Você tem que agregar um diferencial de um atendimento personalizado, com hora marcada, não tumultuar o banho e tosa, atender cada animal individualizado”, contou o empresário Marcelo de Mattos.
A empresa tem dois funcionários e atende, em média, a 15 animais por dia. Os preços dos banhos variam de R$25 a R$50 e o faturamento mensal é de R$15 mil.
Cesar de Faria tem dois cachorros. Ele prefere o pet shop de Marcelo de Mattos pela rapidez no atendimento.
“Em qualquer circunstância, em qualquer situação, o atendimento é imediato”, comentou o cliente.
Para entrar no mercado, o empresário investiu R$30 mil. O dinheiro foi usado na compra de equipamentos, e na reforma de quatro salas, onde são feitos banho e tosa e atendimento veterinário.
“No começo, a gente fez um investimento pequeno porque a gente não sabia a resposta do mercado e gradativamente, aos pouquinhos, de grão em grão, a gente foi aumentando a escala do banho, aumentando a escala da tosa”, afirmou Marcelo.
Este outro cliente leva o cachorro ao pet uma vez por semana. Entre banho e tosa, ele gasta 150 reais por mês.
“Confio plenamente no Dr. Marcelo. Alem de ser veterinário ele acompanha os banhos de perto, verifica e eu também”, disse o cliente Adonaldo Dionysio.
“O atendimento é gentil e carinhoso. E dão muito cuidado para os animais”, completou a cliente Adones Musse.
“Quando você gosta do cachorrinho, quando você tem essa sensibilidade de gostar, tudo fica mais fácil. O cliente percebe isso, o animal percebe isso e isso é um diferencial”, comentou o empresário.
Há um outro pet, que mais parece um shopping para animais de estimação. São tantos clientes que tem até fila de carros no estacionamento da loja.
Os corredores do pet shop ficam lotados o tempo todo. Nos fins de semana, passam por lá mais de 15 mil pessoas. E para atrair os consumidores a loja aposta em uma enorme variedade de produtos.
São mais de 20 mil itens. De ossinhos comestíveis, que custam menos de R$1, a perfumes e loções importadas da França, vendidas a R$100.
“Sábado e domingo representam na loja cerca de 40% do faturamento da semana toda. São os dias principais pra nós, justamente pelo fato daqui não ser somente um local de compra, mas um local de passeio, então é exatamente o momento em que o consumidor vem com sua família e com seu animal e passeia”, afirmou o coordenador geral da rede, Sérgio Zimerman.
Todos ficam bem à vontade. São 13 mil metros quadrados e dois andares de serviços e produtos para o cliente escolher o que quiser.
“Eles sempre tem alguma novidade aqui e a gente acaba aproveitando, levando pra experimentar”, contou a cliente Paula Reale.
O setor de alimentação representa metade do faturamento da loja. O pet shop conta com setores só de acessórios como camas, roupinhas e brinquedos. O centro de estética recebe mais de quatro mil animais por mês.
“Há cinco anos eu frequento aqui, dou banho nele. E compro ração, biscoito, tudo pro pet, né? É um filho”, afirmou José Beaveiro, outro cliente.
A loja também dispõe de farmácia e atendimento veterinário. E ainda tem espaço para peixes e aves. Quem quiser comprar um pássaro pode escolher entre os diversos tipos que chegam a custar até R$6 mil, como um papagaio.
Além desta unidade, a rede ainda conta com dez megalojas espalhadas pela grande São Paulo, interior paulista e litoral. Na matriz, o diferencial é o funcionamento 24 horas.
“O consumidor tem noção que a nossa loja matriz está aberta a qualquer hora do dia ou da noite, pras necessidades dele, numa cidade como São Paulo, faz muita diferença, isso propicia inclusive que nos horários tradicionais o cliente fidelize com a gente”, comentou Sérgio Zimerman.
Os produtos estão disponíveis também pela internet. Os consumidores podem fazer compras e agendar serviços pelo sistema de e-commerce. Para este ano, a rede espera crescer 30% e expandir o número de lojas pelo estado de São Paulo.
“A nossa rede tem subido a taxas acima do mercado e isso porque a gente tem entrado com um formato dessas lojas maiores e que tem feito muito sentido pro consumidor”, afirmou o coordenador geral da rede.
Para o consultor de mercado Francisco Guglielme, o ano de 2011 vai ser de bons negócios tanto para grandes lojas como para os pets segmentados.
“Isso ta se dando porque as pessoas hoje buscam no animal um companheiro, buscam no animal um amigo, que cobra pouco e oferece muito. E então isso vai fazendo com que você cuide melhor, e esse cuidar melhor implica numa ampliação de mercado. Os animais não têm mais classe social, vai do rico ao pobre. Então as pessoas vão buscando algo que atenda mais a demanda específica de cada tipo de bichinho que a pessoa tem”, afirmou o consultor.