Inovação do sistema de vendas no segmento pet e diferenciais de produtos fazem sucesso e conquistam o mercado.
Os apaixonados por animais encontraram uma nova oportunidade para driblar a crise e garantir uma renda extra – o sistema de vendas diretas, que chegou recentemente ao mercado pet unindo estes dois grandes setores que seguem em crescimento. A cada mês no Brasil 3.000 pessoas aderem ao trabalho de vendas porta a porta, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Já o setor pet registrou um crescimento de 4,9% em 2016, fechando um faturamento total de R$18,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Desse montante, 8,1% é destinado ao segmento pet care (equipamentos, acessórios e produtos de beleza para pets). É nesta parcela do mercado pet, que cresceu 5,5% entre 2015 e 2016, que a docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets no Brasil, atua principalmente.
O projeto é criação de três empresários com larga experiência no segmento animal. Sandra Schuster e Flávio Pigatto são fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano Cortes é franqueado da marca há mais de 10 anos. O catálogo de vendas da nova empresa inclui linha de produtos com marca própria – composta por cosméticos como shampoos, condicionadores, finalizadores, banho seco, creme para patas, perfumes e uma linha dedicada aos profissionais de beleza e estética animal – e também itens de marcas parceiras como petiscos, alimentos úmidos, acessórios, brinquedos e camas.
“Os pilares do nosso negócio são a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Acreditamos que produtos com alta qualidade proporcionam melhor bem-estar aos animais. O novo modelo de negócio é uma oportunidade para muitas pessoas aumentarem suas rendas e empreenderem mesmo com pequeno investimento”, revela Flávio Pigatto. [quote]E a marca está de fato atraindo os pet lovers.[/quote] Cláudia Rodrigues Gonçalves é groomer e professora em sua escola de estética animal, a Cefeep Amicão, sediada em São Paulo. Ela experimentou os produtos da marca e gostou muito da qualidade e rendimento. “Utilizei os shampoos, condicionadores e sprays na escola e os alunos puderam conferir, na prática, a diferença e alguns já entraram para o negócio também”, conta Claudia. Com esses novos consultores indicados, a groomer se tornou consultora líder e está agregando uma renda extra com apenas um mês de docg.
A atividade autônoma não é exclusividade de quem atua no ramo. “As pessoas têm a possibilidade de conciliar o trabalho de vendas diretas com seu emprego fixo ou outras atividades, pois não há necessidade de cumprir uma jornada de trabalho. E hoje em dia, com as redes sociais, fica muito mais fácil divulgar e vender. O importante é gostar de animais e ter vontade de crescer”, comenta Juliano Cortes, sócio da docg. É o caso da Juliana Castelhano de Andrade, consultora no Rio de Janeiro, que tem emprego fixo e realiza as vendas nas horas vagas. Além disso, ela conta com uma assistente especial – sua cachorrinha da raça maltês chamada Pipoca. A linda maltês possui um perfil no Instagram com mais de 10 mil seguidores e costuma divulgar “sua” opinião sobre os produtos da marca docg. e as promoções que sua tutora realiza. “A Pipoca me ajuda a ´abrir portas´ e fazer novos contatos”, revela Juliana. “E os clientes estão gostando muito dos produtos, principalmente dos perfumes e hidratante de patinhas. Acredito que a marca vai crescer bastante”, complementa.
A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 6 meses de atuação abrimos 3 franquias da marca e adiantamos o lançamento de nosso e-commerce. Isso tudo alavancado pelo alto número de consultores cadastrados”, comenta Juliano. Para conhecer mais sobre o trabalho de consultor autônomo, a empresa disponibiliza uma equipe de supervisores para atender aos interessados. Basta efetuar o cadastro no site ou participar dos eventos de apresentação da marca promovidos periodicamente pela empresa. Na próxima semana acontecem apresentações nas praças de São Paulo e Curitiba, nos dias 28 e 29 respectivamente.
Produtos diferenciados
[quote]“A experiência com saúde animal nos mostrou uma lacuna no mercado – a de produtos com ativos naturais, com melhores benefícios e mais adequados à pele e necessidades do dia a dia dos animais”.[/quote] Explica a farmacêutica Sandra Schuster. “As fórmulas dos shampoos são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. Além disso são formulados com PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores”, revela.
Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros. Há também a linha para filhotes e o banho seco. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.
Outro destaque na linha de produtos é o creme hidratante para cotovelos e patas formulados com D-pantenol, manteiga de Karité e óleo de oliva. Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. “Nosso catálogo é muito semelhante ao de marcas de cosméticos tradicionais, porém com produtos para uso e beleza dos animais. Eles também precisam de cuidados com hidratação, reparação de cor e textura dos pelos, controle de oleosidade e frizz, por exemplo”, finaliza Sandra.
Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.
Serviço
Apresentação da marca docg. São Paulo
Quando: segunda-feira, 28 de agosto, às 19h
Rua Loefgreen, 1057 – Metrô Santa Cruz – São Paulo/SP
Inscrições: pelo e-mail docgsp@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Apresentação da marca docg. Curitiba
Quando: terça-feira, 29 de agosto, às 18h
Avenida Iguaçu, 2820 – Espaço Gourmet da Torre Comercial – Curitiba/PR
Inscrições: pelo e-mail consultores@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Telefone: (41) 3209-8989
Site: www.docg.com.br