1 – Pentear ou escovar cães e gatos com regularidade é uma parte essencial dos cuidados de saúde preventivos. Isso mantém o pêlo limpo e desembaraçado, além de ser uma oportunidade para procurar indícios de problemas potenciais de saúde.
2 – Escove cães e gatos de pêlos longos ao menos uma vez por semana para evitar que embaracem. Quanto maior o intervalo entre as escovações mais difíceis elas serão.
3 – Para desembaraçar o pêlo do animal, primeiro polvilhe um pouco de fubá nos nós e depois escove delicadamente. Embora não haja necessidade de comprar um desembaraçador comercial, os pêlos que estiverem embaraçados demais talvez precisem da ajuda de um profissional.
4 – Use um pente contra pulgas regularmente nos climas mais quentes.
5 – Para fazer com que o pêlo de seu cão tenha um odor agradável e uma aparência lustrosa, aplique óleo de melaleuca na escova.
6 – Examine semanalmente as orelhas do animal. Os canais auditivos devem estar limpos e sem inflamação, cheiro desagradável ou vermelhidão.
7 – Limpe as orelhas delicadamente uma vez por mês com uma mistura proporcional de álcool e água oxigenada. Embeba um pedaço de gaze na solução e, envolvendo-o nos dedos, remova a sujeira com cuidado.
8 – Outra alternativa é misturar 1 parte de suco de limão a 3 partes de água ou extrato de hamamélis para limpar as orelhas. Não force os dedos ou poderá prejudicar a audição do animal.
9 – Limpe cuidadosamente em volta dos olhos com um chumaço de algodão mergulhado em água morna ou chá preto morno. Pode-se também usar azeite de oliva, embora alguns gatos não tolerem isso bem.