Quem tem um animalzinho de estimação em casa precisa ter os mínimos cuidados para evitar qualquer acidente que possa ocorrer. Um exemplo são os cuidados com os produtos de limpeza que são considerados uma ameaça aos animais domésticos.
A intoxicação deve ser evitada e, para isso, a saída é tomar algumas precauções ou mesmo fazer o uso de produtos naturais. Quando acontecer de usar produtos de limpeza como desinfetantes e água sanitária, o ideal é isolar os ambientes e prender o pet em outro cômodo.
O animal só poderá ser liberado na casa quando não houver mais cheiro. Caso o animal sofra intoxicação, é importante o dono estar em alerta com os sintomas como salivação excessiva e crises de vômito seguidas de intoxicação como pupilas dilatadas, diarreia, pontos grudentos ou mesmo ásperos no pelo.
Caso o dono se depare com alguma região do corpo do animal que tenha produto de limpeza, recomenda-se lavá-lo com água corrente fria e sabão de coco ou neutro. Em seguida, leve o pet ao veterinário. Nesse momento é fundamental que não ofereça nenhum tipo de alimento, remédio por conta própria e bebida.
“Essas dicas são muito importantes para que a saúde de seus animais seja mantida”, destaca a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.