Se o cachorro é o melhor amigo do homem, ele também merece umas horinhas relaxando em frente à televisão. Pelo menos é o que pensa a empresa americana PTV Media, que oferece um canal de TV a cabo dedicado inteiramente aos cães. O projeto, batizado de DogTV, funciona apenas na cidade americana de San Diego, mas deve estar disponível em todo território dos Estados Unidos nos próximos meses.
Para a produção dos programas que estão sendo exibidos, os cinegrafistas se ajoelham e tentam filmar todos os ambientes do ângulo de visão dos cachorros. Como os sons de alta frequência podem ser altamente irritantes a esses animais, eles foram removidos – tiros e explosões não serão ouvidos no DogTV. Além disso, músicas compostas especialmente para os cães foram incluídas na trilha sonora.
As cores das imagens também foram alteradas para se adaptarem à visão dos animais. Segundo especialistas do canal, eles são capazes de enxergar o azul e o amarelo, mas não o verde e o vermelho. A programação vai contar com vídeos de outros cachorros correndo e brincando, a fim de manter um espectador sempre em movimento, mesmo que passe o dia inteiro sozinho em casa, e também cães relaxados e cenas da natureza, para um momento mais calmo.
Os proprietários do canal têm observado a reação de cachorros em San Diego ao assistirem ao DogTV, e os resultados foram muito satisfatórios. É o caso do buldogue francês Bleu assiste empolgado à programação todos os dias. Hoje, um milhão de assinantes de duas companhias de TV a cabo americanas já podem ver como funciona o serviço, que passará a custar cerca de US$ 4,99 por mês quando for lançado nacionalmente.