O primeiro passo para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo é escolher o local com cuidado. Por instinto, o cãozinho desde filhote se afasta da mãe e dos irmãos para fazer as necessidades, mesmo que por pouco tempo. Ele também procura um lugar absorvente. Sabendo desses comportamentos, o ambiente escolhido deve então ficar longe da caminha, da água e da comida dele. Também devemos observar para não deixar esse banheirinho onde o cão gosta de se deitar e de esperar pelas pessoas, ou seja, próximo das portas. Dê preferência para as extremidades da casa, não coloque o banheiro, por exemplo, no meio da sala, que é onde você brinca com o cãozinho, se nessa sala tiver uma varanda, monte lá esse banheirinho.
É comum ouvirmos reclamações que os cães fazem as necessidades no tapete, no sofá e, às vezes, até na cama dos donos. Mas eles fazem isso por instinto, pois eles procuram um lugar que absorva rápido o xixi. Por isso acabam escolhendo esses objetos da casa.
Os banheiros ideais podem ser de jornal, tapetes higiênicos, cones ou um espaço com grama. Todas essas são ótimas opções, então como decidir qual a melhor para você, seu cão e sua casa? Lembre-se de alguns detalhes, como o espaço, que deve ser suficiente para o cão dar as famosas voltinhas, deve ser prático para você limpar, e assim a melhor opção é você e o cão quem vão decidir.
Você pode pensar, “então vou ensinar o meu cachorro a fazer as necessidades somente na rua”, mas essa é uma decisão que precisa ser muito bem pensada, pois alguns cães podem se recusar a fazer as necessidades em casa, e isso pode gerar diversos problemas, pois o cão pode ficar segurando o xixi por tanto tempo esperando alguém para poder sair com ele, chegando até a chorar de tão apertado. Segurar as necessidades por muito tempo pode causar problemas fisiológicos no animal. Os passeios devem, sim, fazer parte da rotina, mas é preciso que você tenha a liberdade de saber que quando estiver chovendo muito forte, quando você tiver algum compromisso e precisar chegar mais tarde em casa, ou mesmo quiser dormir mais um pouquinho, que seu amigão vai estar bem.
Local do banheiro escolhido e preparado, agora vamos ensiná-lo usar. Esqueça aquela história de esfregar o focinho do cão no xixi ou cocô e depois no lugar certo, isso não funciona!
Não dê bronca se ele errar, ele pode interpretar errado e achar que ele não pode fazer xixi na sua frente e não que aquele lugar está errado. Isso atrapalha o treinamento, alguns cães podem começar a se esconder para fazer as necessidades. Limpe o lugar errado com produto neutralizador de odores e de preferência não na frente dele.
Filhotes não conseguem segurar as necessidades por muito tempo, então nesta fase prepare mais de um banheirinho para que ele consiga chegar ao lugar certo a tempo.
Fique atento, depois que o cachorro acorda, depois de comer e antes de dormir, ele deve ser levado até o banheiro e quando acertar deve ganhar muitos elogios e uma recompensa, reforço positivo sempre e ele vai aprender bem rápido. Rotina é muito importante no aprendizado, assim, em pouco tempo ele estará usando o banheirinho corretamente.