Está comprovado: a companhia dos bichos atenua problemas físicos e psicológicos.
Este assunto seriamente foi debatido em 2009 na conferência da International Society for Anthrozoology and Human-Interaction, que aconteceu em Kansas, nos Estados Unidos.
Os especialistas mostraram pesquisas sobre os benefícios dessa convivência para o organismo humano. Há redução da hipertensão, da obesidade, da ansiedade e da depressão.
“O afeto estimula o cérebro a produzir substâncias ligadas ao bem-estar, como as endorfinas e a serotonina, que relaxam o corpo”, justifica o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “E ao levar um animal para passear a pessoa perde peso e melhora sua condição cardiovascular”, completa.
Dicas para você fortalecer o vínculo com o seu amigo bicho:
1. Reserve um tempo no seu dia para se dedicar exclusivamente a esse amigo. Alimente-o, converse com ele, faça carinho e dê banho você mesmo. Essas experiências são valiosas.
2. Aproveite para praticar atividade física e se divertir durante os passeios. Faça caminhadas em seu bairro, nos parques ou praças. E permita que, nos intervalos, seu animal interaja com outras pessoas e animais.
3. Estimule a curiosidade dele. Invente brincadeiras engraçadas e prazerosas que entretenham a ambos.