Você leva um filhote de cachorro para casa e acha que será pura felicidade, até que a primeira cadeira acaba destruída pelos dentes do animalzinho. Mas, afinal, por que os filhotes gostam tanto de morder a mobília? Segundo Daniel Gerardi, professor de medicina veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), isso ocorre por dois motivos principais.
O primeiro é a dentição. Por volta dos três meses e meio de idade, o filhote começa a sentir dor por causa dos dentes que estão crescendo. Então eles descobrem que, mordendo, conseguem aliviar a dor – uma sensação mais ou menos parecida com aquela que ocorre quando coçamos uma pequena ferida. “Ele tem uma certa dor, como também o bebê humano. Os filhotes começam a morder para aliviar essa irritação”, diz Gerardi.
O segundo motivo é relacionado ao perfil do animal e pode indicar apenas a forma que ele encontrou para demonstrar a vontade de brincar. “Muitas vezes é associado à curiosidade desses filhotes, ao comportamento mais brincalhão deles”.
Para evitar o problema
Se você não quer ter a mesa de jantar destruída, Gerardi diz que só há duas coisas a fazer: comprar brinquedos indicados para filhotes e, em uma medida um pouco mais extrema, impedir o acesso do animal aos móveis.
O professor explica que existem casos em que o animal adulto continua com a mania de morder tudo. Segundo ele, pode ser uma forma de chamar a atenção. Gerardo afirma que existem veterinários especializados em comportamento animal e que essa área está em crescimento. Quem sofre problemas com animais adultos pode procurar um desses especialistas.